O Pastel de Nata ou Pastel de Belém, como é conhecido no Brasil, é uma das mais populares especialidades de Portugal.

Frequentemente, o Pastel de Nata é lembrado pelo mistério que o cerca: dizem que só os monges que trabalham na confeitaria de Belém é que sabem o verdadeiro segredo para preparar o doce autêntico – e que eles não podem revelar a ninguém.

Nascido em 1837 em Lisboa, na região de Belém, segundo uma antiga receita do Mosteiro dos Jerónimos, o Pastel de Belém foi eleito, em 2011, uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa. Apesar do nome, o pastel de nata não leva nata. A base é crocante de massa folhada e o recheio é feito com gemas de ovo, açúcar e leite, podendo ser aromatizado com raspas de limão ou baunilha.

INGREDIENTES PARA O RECHEIO

·         500 ml de leite
·         4 colheres de sopa de farinha de trigo
·         1 + 2/3 xícara de açúcar
·         Canela a gosto
·         1 ovo
·         5 gemas
·         Limão a gosto
·         Baunilha a gosto

INGREDIENTES PARA A MASSA

·         500 gramas de farinha de trigo
·         300 ml de água gelada
·         2 colheres de chá de sal
·         2 xícaras de margarina para folheado
·         1/2 xícara de margarina para dobrar a massa

MODO DE PREPARO PARA O RECHEIO

Coloque o leite em uma panela no fogo. Separa­damente, misture a farinha com o açúcar, e a canela em outro recipiente. Quando o leite levantar fervura, adicione a mistura seca mexendo energicamente. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Adicione o ovo e as gemas e aromatize com baunilha ou limão. Reserve.

MODO DE PREPARO PARA A MASSA
Com a farinha, água e sal faça uma massa maleável e que não grude nas mãos. Modele uma bola, faça uma incisão em forma de cruz até o meio e puxe as pontas para fora. Coloque a margarina no centro e envolva com a massa, deixando-a homogênea. Com um rolo, estenda a massa (40×15 cm) e dobre três vezes, passando uma camada de margarina entre as voltas. Deixe descansar por 10 minutos na geladeira e volte a estender. Dobre as duas extremidades para o centro, passando margarina entre as dobras, e novamente ao meio. Deixe descansar mais 10 minutos na geladeira. Estenda a massa até atingir a espessura de cerca de 4 mm e espalhe a margarina em toda a extensão. Enrole a massa com diâmetro de mais ou menos 4 cm. Corte o rolo de massa em rodelas com 1 cm de espessura para por nas formas. Deixe descansar na geladeira por mais 10 minutos. Coloque a massa na forma, molhe o polegar na água e puxe a massa até a boca da forma. Deixe na geladeira até a massa ficar dura (cerca de 15 minutos). Recheie com cuidado usando a mistura que estava reservada. Asse os pastéis em forno pré-aquecido a 300ºC por 8 minutos ou a 250°C por 12 minutos.

Os Pastéis de Belém proporcionam hoje o paladar da antiga doçaria portuguesa.
O que você está esperando? Prove agora essa delícia!