O prato de hoje é um dos mais clássicos e queridos da dieta mediterrânea. Não tem como falar de comida grega e não lembrar do Gemista ou Yemista (Ghêmistá).

Yemista é o famoso prato feito com vegetais recheados. Gemista, em grego, significa recheado, e é exatamente a explicação para esse prato.

É uma receita bem simples, mas deliciosa, muito por conta do tempero. Esse é um dos pratos mais citados quando se pergunta: “qual sua comida grega favorita?”

Por isso, compartilhamos com vocês a receita, é super fácil! Confira:

Ingredientes (para o preparo de 10 pimentões pequenos ou aproximadamente 3 grandes):
– 1/2 kg de carne moída
– 1 xícara de arroz
– hortelã, sal e pimenta do reino a gosto
– 1 tomate picado em cubinhos bem pequenos
– 1/2 cebola picada em cubinhos bem pequenos
– 1/2 xícara de extrato de tomate.

Preparo:
Lavar os pimentões, retirar as tampas e as sementes, guardar as tampinhas para fechá-los depois.
Fritar a cebola em azeite, em seguida acrescentar a carne moída e fritar até que não esteja mais crua (5-10 minutos em fogo médio), depois acrescentar todos os outros ingredientes, dois dedinhos de água, baixar o fogo e deixar secar (10 minutos).
Rechear os pimentões, e levá-los ao forno em 180 – 200ºC (regar com azeite e colocar 3 dedos de água na travessa) por mais ou menos 1 hora. Varia muito de acordo com o forno, mas é bom depois dos 40 minutos ir conferindo se o arroz cozinhou.

Podem ser utilizados outros legumes para serem recheados (tomates, abobrinhas, berinjelas, folhas de parreira e folhas de repolho), o que vai variar é o tempo no forno, podendo ser necessário acrescentar aos poucos mais água, para que cozinhe bem.

Delícia!!!