É bem comum você escutar por aí  que as pessoas tem vontade de morar um tempo fora do país. Isto é enriquecedor em todos os aspectos, te dá um conhecimento cultural enorme, você vai aprender a lingua local muito mais facilmente e sem contar na experiência de vida que você poderá contar para sempre.

Antes de embarcar nesta viagem, você enfrentará medos, incertezas e questões por esclarecer, mas garantimos que tudo isso são riscos que vale a pena correr, quando comparados com os benefícios e as boas lembranças com que irá ficar para sempre. Confira aqui algumas das razões para se estudar fora do país e nunca sentir arrependimento.

1. Ao longo do primeiro mês, você vai fazer novos amigos, originários de outros países da América, da Europa, da Ásia, da África e da Oceania, com os mais diversificados hábitos, culturas e idiomas para apresentar. Faça um esforço para se envolver em conversar com eles, pois isso permitirá melhorar suas competências linguísticas muito mais rapidamente, especialmente seu discurso e sua capacidade de compreensão.

2. Tente rodear-se de idiomas diferentes através de atividades cotidianas, vendo e ouvindo dentro do contexto cultural em que você está: leia jornais e revistas locais, assista o noticiário e shows de televisão populares e visite museus e exposições. Caminhe pelos parques e participe de festas e celebrações na cidade, pois esses são os momentos ideais para fazer novas amizades e praticar o idioma com falantes nativos.

3. Tenha em mente que estudar fora do país ajudar você a desenvolver competências e ganhar a experiência que uma sala de aula nunca irá dar. Mergulhar em um novo ambiente cultural se torna emocionante e pode te dar muitas das qualidades mais valorizadas no meio profissional: adaptabilidade, criatividade e trabalho de equipe. Um aluno que estudou no exterior melhora a sua autoestima, independência, capacidade de abertura a desafios e de lidar com diferentes situações. Sua experiência de viver e estudar em outro país proporciona capacidades de argumentação e falar uma segunda língua pode se tornar em uma vantagem competitiva em relação a outros candidatos durante uma entrevista de emprego.

4. Durante esta fase da sua vida você vai descobrir novos potenciais e habilidades, conquistar novos desafios e resolver diferentes problemas. Você vai se encontrar em situações totalmente estranhas, mas rapidamente aprenderá a se adaptar e responder com eficácia.

5. Quando você voltar para casa você vai perceber que mudou, não só de uma perspetiva profissional, mas também ao nível pessoal: o seu valor profissional aumenta e, provavelmente, ganhou as habilidades que no seu país não teria sido capaz de adquirir. Além disso, você irá valorizar mais o seu trabalho, sua família e seus amigos e, porque tem amigos espalhados por todos o mundo, também não irão faltar planos de férias para conhecer os países de origem de cada um.

Ainda precisa de mais razões para convencer você a fazer aquela viagem que tem sonhado? Não sonhe mais: faça acontecer!