A Polônia é um destino pouco frequente no roteiro de turistas que vão para a Europa. Mas o país é fascinante, com tesouros culturais, cidades medievais, castelos, montanhas e praias no Mar do Norte. Mais econômicas que as principais capitais europeias, grandes cidades polonesas como Varsóvia e Cracóvia têm acomodações, refeições e, ainda, ótimas cervejas locais artesanais a preços moderados.

Vamos explorar uma das mais belas cidades polonesas? #PartiuCracóvia

 

Castelo Real de Wawel

the Wawel castle and cathedral seen from an adjacent street

 

Um forte no centro da cidade. Ele fica em uma colina a aproximadamente 750 pés acima do nível do mar e é um símbolo da condição de Estado da Polônia e uma lembrança de quando Cracóvia, não Varsóvia, foi a capital da Polônia. A propósito, também é uma enciclopédia incrível de estilos arquitetônicos.

 

 

Dragão de Wawel

05.11.2003 Krakow. Smok Wawelski przed wejsciem do Smoczej Jamy. Fot. Tomasz Zurek/REPORTER miasto widok architektura rzezba Smocza Jama

 

O lendário animal vivia na caverna sob a Colina de Wawel, soltava fogo e preferia uma dieta de virgens. Felizmente para os cracovianos, a criatura não olhava para baixo por causa de um cordeiro recheado com enxofre, que foi inteligentemente plantado na frente da caverna por um jovem. Depois de consumir o cordeiro envenenado, o dragão foi forçado a beber a metade do rio Vístula para apagar o fogo feroz em sua barriga, mas sem sucesso. Em vez disso, ele explodiu. Hoje, o único dragão sob o castelo Wawel é o feito de bronze por Bronisław Chromy, que solta fogo depois de uma mensagem de texto com a palavra smok (dragão) enviada para o número 7168 – super curioso isto, não?

 

 

Praça Principal

The Church of Saint Adalbert in the middle of Rynek Glowny - the main square of Krakow. Krakow, Poland. 12th May 2015 (Photo by Grzegorz GalazkaArchivio Grzegorz GalazkaMondadori Portfolio via Getty Images)

 

Este é um lugar onde os turistas vão passar, mais cedo ou mais tarde. Quando foi construído em meados do século 13, foi o maior mercado na Europa medieval. Hoje em dia continua sendo um dos maiores. Tamanho por si só não é o que o torna único, no entanto. A multiplicidade de locais ao redor e na praça – os museus, arquitetura, restaurantes e todas as atrações – resultou na inclusão na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO em 1978. O icônico Lonely Planet a nomeou a praça principal mais bonita do mundo em 2013.

 

Obwarzanek Krakowski (bagel da Cracóvia)Poland, Krakow, Close up of pile of bagels with poppy and sesame seeds

O obwarzanek é na Cracóvia como a bagel é em Nova Iorque. Ambos podem ser descritos como uma massa redonda com um buraco no centro, mas o obwarzanek é um desses produtos tradicionais assados que qualquer excursão culinária pela Cracóvia seria incompleta sem ele. Está presente nas mesas da Cracóvia desde o século 13. Hoje, obwarzanek é vendido em carrinhos encontrados em várias partes da cidade.

 

O Rio Vístula

Wisla River and the Wawel Royal Castle at night, Krakow, Poland, Europe

 

É chamado de a rainha dos rios da Polônia, e Cracóvia é associada a ele de uma forma especial. Hoje, enquanto flui rapidamente pela cidade e suas pontes, seu curso parece óbvio. Mas no início da história da Cracóvia, o rio tinha dezenas de ramos que formavam ilhas. Por razões de segurança, foi nessas ilhas que os primeiros colonos começaram a construir suas casas.

 

(Fonte e imagens: Forher)